
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
3º Seminário Internacional Sustentabilidade na Universidade
Seminário Água e Transdisciplinaridade traz especialistas do mundo para discutir a relação entre humanidade e água
Durante o 1º Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade: para uma ecologia de saberescientistas e sociedade discutirão as diversas facetas da relação da humanidade com a água sob uma perspectiva transdisciplinar, isto é, integrativa e aberta. O evento acontece no dia 09 de novembro, no Senado Federal, e nos dias 10 e 11, no Museu Nacional da República, em Brasília.
O Seminário é classificado como evento preparatório para o 6º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Marselha, na França, em março de 2012. Conferencistas e participantes buscarão compreender o papel da água na atual conjuntura socioambiental e econômica e serão convidados a refletir sobre os modelos de uso e preservação do elemento. Especialistas apresentarão artigos e pôsteres científicos e o público poderá participar de oficinas e círculos de diálogo; assistir a conferências, mesas redondas e apresentações culturais. A programação completa já está no site do seminário.
O evento insere-se no contexto das ações da Década Mundial da Água (2005 - 2015), instituída pela Organização das Nações Unidas que, entre outras abordagens, promove a discussão e reflexão sobre a relação entre água e cultura.
Realização: CET-Água*, Senado Federal.
Apoio: Unesco, Universidade Federal de Viçosa, MMA, Girassol, Escola da Natureza.
Mais informações
http://www.ana.gov.br/seminarioiat/default.asp
Assessoria de imprensa
Carolina Ramalhete
(61) 8185 0507
carolinaramalhete@gmail.com
Produção:
Armazém Produções
Armazém Produções e Eventos
Fone/Fax: (61) 3340.0398
E-mail: seminario.cetagua@armazemproducoes.com.br
O CET–Água*: O Centro de Estudo Transdisciplinar da Água (CET-Água) é um grupo de trabalho constituído por meio de um acordo de cooperação entre dez instituições governamentais e não governamentais com o objetivo de somar esforços para o desenvolvimento do saber transdisciplinar sobre água. As frentes de atuação do grupo são variadas e um importante objetivo é fomentar novas tecnologias e conhecimentos relativos às propriedades naturais da água, métodos de conservação ambiental, ética de uso e gestão. Compõem o CET-Água: a Agência Nacional de Águas (ANA), a Ararazul - Organização para a Paz Mundial, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o Instituto Calliandra de Educação Integral e Ambiental, o Instituto Oca do Sol, o Instituto de Saúde Integral (ISI), a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a Fundação Universidade de Brasília (FUB), a Fundação SOS Pró-Mata Atlântica e o WWF-Brasil.
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Seminário sobre Pesquisa-Ação
Michel Jean-Marie Thiollent, uma das principais referências da pesquisa-ação no Brasil, participará como palestrante e como debatedor do Seminário Pesquisa-Ação na interface da educação, saúde e ambiente, a ser realizado na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, no próximo dia 27 de setembro, das 8h00 às 17h00, no Anfiteatro João Yunes da FSP/USP (Av. Dr. Arnaldo, 715 - próximo ao Metrô Clínicas). Michel Thiollent atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa-ação, metodologia, cooperação, métodos de pesquisa e de extensão. Considerado uma das principais referências no Brasil sobre o assunto, é autor de inúmeras publicações, dentre elas o livro "Metodologia da pesquisa-ação". As Faculdades de Educação (FEUSP) e de Saúde Pública (FSP/USP), o PROCAM/USP, a TEIA/USP – Laboratório de Educação e Ambiente da USP e o GOVAMB/USP – Laboratório de Governança Ambiental da USP realizarão o Seminário Pesquisa-Ação na interface da educação, saúde e ambiente, em que Thiollent será palestrante da Mesa-redonda “Pesquisa-ação e novos paradigmas científicos”, no período da manhã, e debatedor da Mesa-redonda “Pesquisa-ação e experiências interdisciplinares”, no período da tarde. Diante da gravidade e complexidade de inúmeros problemas socioambientais e de saúde da atualidade, metodologias de pesquisa de caráter participativo, dialógico e interdisciplinar, como a pesquisa-ação, revelam-se cada vez mais eficazes não apenas para uma melhor compreensão destes problemas, mas, da mesma maneira, para seu enfrentamento. Nas últimas décadas a pesquisa-ação vem se apresentando como uma tendência emergente na produção do conhecimento em diversas áreas, especialmente na educação, saúde e ciências ambientais. Assim, este seminário objetiva promover uma reflexão sobre o tema, a partir da apresentação e discussão dos principais fundamentos, estrutura organizacional e desafios da pesquisa-ação, bem como sua interface e contribuições para as áreas da educação, saúde e meio ambiente. , Discutir estes temas, forma os fatores que inspiraram a realização do Seminário. Para enriquecer o debate propõe-se ainda apresentar o relato de algumas experiências desenvolvidas por meio da pesquisa-ação. Inscrições gratuitas pelo site http://www.fe.usp.br
__._,_.___
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
I Encontro Formativo Integrado de Educação Ambiental para a Gestão de Águas
Inserido na agenda de implementação do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e dando sequência ao Seminário Nacional realizado em Salvador-BA, em 2009, o Encontro desse ano no RS integra três processos formativos. Além do “II Seminário Nacional de Formação em Educação Ambiental no SINGREH”, promovido pela Câmara Técnica de Educação, Capacitação, Mobilização Social e Informação em Recursos Hídricos (CTEM/CNRH), acolhe duas atividades formativas do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata: o “Encontro Formativo CAP3-Sul/Brasil”, e o“Diálogo Transfronteiriço da Bacia do Prata”, envolvendo representantes dos países fronteiriços na porção platina da Região Hidrográfica do Uruguai (assista ao vídeo aqui).
Objetivos
Realização do Ministério do Meio Ambiente (MMA) – por meio do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (DRH/SRHU) e do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (DEA/SAIC), em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA-RS), a Prefeitura de Bento Gonçalves e o Fórum Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica (FNCBH), dentre outros – o Encontro Formativo Integrado objetiva a implementação de estratégias de educação ambiental, desenvolvimento de capacidades, comunicação e mobilização social para a conformação de comunidades de aprendizagem e o fortalecimento da rede de atores que atuam na gestão hídrica, no contexto das macro diretrizes e do Programa IV (Desenvolvimento Tecnológico, Capacitação, Comunicação e Difusão de Informações em Gestão Integrada de Recursos Hídricos) do Plano Nacional de Recursos Hídricos.
Pretende-se alcançar o estabelecimento de condições para o diálogo entre os atores atuantes em educação ambiental em comitês de bacias hidrográficas, conselhos nacional e estaduais de recursos hídricos, órgãos estaduais e federais, bem como com representantes dos países abrangidos pelo território da Bacia do Prata. Os resultados do Encontro servirão para orientar a implementação do PNRH, a atuação da CTEM, do CNRH, do Centro de Saberes do Prata, a CONAGUAS, bem como as instituições do SINGREH com relação às atividades de educação ambiental, comunicação e mobilização social para a gestão de águas.
Vagas limitadas
Destinado principalmente aos atores do SINGREH que atuam com educação ambiental, o Encontro Formativo possui vagas limitadas e já está com as inscrições abertas, que podem ser efetuadas até o dia 20 de setembro, por meio do endereço eletrônico: comitemp@ambiente.sp.gov.br. Aos que quiserem se inscrever, se pede que no campo“Assunto” seja indicado “Inscrição para o Encontro Formativo” e que sejam também enviados os seguintes dados:nome, endereço eletrônico, telefone, endereço, entidade, comitê/conselho/órgão que representa e função desempenhada. Informações também podem ser obtidas pelos telefones (61) 2028-2075, com Rachel Landgraf de Siqueira, (61) 2028-2052, com Renato Barros, (61) 2028-2087, com Daniel Martinelli, e (14) 3417-1017, com Carlos Eduardo.
Maiores Informações:
domingo, 4 de setembro de 2011
segunda-feira, 25 de julho de 2011
XIII EPEA - Encontro Paranaense de Educação Ambiental
http://www.uepg.br/eventos/epea
XIII ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
10 a 12 de agosto de 2011
Ponta Grossa – Paraná
Curso: ISO Socioambiental
|
sexta-feira, 24 de junho de 2011
terça-feira, 7 de junho de 2011
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Curso/ Treinamento em Formação de Auditores em Responsabilidade Social e Ambiental
(19) 3362 60 50 / 8112 48 24 / 8222 07 15
terça-feira, 31 de maio de 2011
IV Curso de Compras Públicas Sustentáveis
IV Curso de Compras Públicas Sustentáveis
Dias: 10, 15, 28 e 30 de junho de 2011
Horário: das 8h30 às 12h30
Local: UMAPAZ - Av. IV Centenário, 1268 - Portão 7A - Parque Ibirapuera (estacionamento local)
Público focalizado: procuradores minicipais e profissionais ligados a área jurídica e financeira
Número de vagas: 80
Informações: As inscrições deverão ser feitas através do formulário (em anexo) preenchido e encaminhado para o e-mail:rosanabe@prefeitura.sp.gov.br

quinta-feira, 19 de maio de 2011
Mobilização em defesa do Código Florestal
Mobilização em defesa do Código Florestal
No domingo, 22 de maio, durante a sétima edição do Viva Mata, a Campanha Nacional da Coalizão “SOS Florestas: o Código Florestal em Perigo” promove ato em defesa das florestas, das áreas de preservação urbanas e rurais e da ética para com a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. Participe conosco, reúna pessoas e ajude a mostrar para os Deputados e Senadores que as florestas e os recursos naturais são bens de todos os brasileiros.
Local: Monumento às Bandeiras ( Praça Armando de Salles Oliveira, Vila Mariana, São Paulo - SP, em frente ao lago do Parque do Ibirapuera)
Horário: 10hs
Concentração : 9h00 no Palco do Caminhão - Viva Mata - Parque do Ibirapuera - São Paulo Capital
A importância do Código Florestal para os cidadãos
O Código Florestal Brasileiro trata da qualidade de vida de todos. É uma Lei vital para a permanência ou a recuperação dos serviços ambientais básicos que sustentam a vida e a economia no campo e nas cidades.
O Código Florestal garante a todos a produção e a conservação da água, a regulação das chuvas, a proteção à biodiversidade, a polinização, o controle de pragas, o controle do clima e da qualidade do ar nas cidades, a estocagem de carbono e a redução de emissões de gases de efeito estufa, entre tantos outros benefícios que as florestas nativas nos prestam.
Por isso, mesmo que você viva em um centro urbano como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, ou em qualquer outra cidade brasileira, sua vida depende diretamente da existência das florestas e matas. Essa Lei é de interesse de todos os cidadãos não um ou outro setor da sociedade.
Malu Ribeiro
Coordenadora da Rede das Águas
Tel 55 11 4022-7895
55 11 3055-7888
Cel 55 11 9184-5596
Convite IV Forum de Gestao de Resídos de Piracicaba
Convidamos a todos(as) para participarem do 4º Fórum “Gestão de Resíduos de Piracicaba” que será realizado no dia 26.05 (quinta-feira), das 14h00 às 18h30, na ESALQ/USP (Anfiteatro de Química).
O objetivos deste eventos são:
- Debater, com a participação da sociedade civil, de empresas e instituições públicas, o tema “Gestão de Resíduos em Piracicaba à Luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos” a partir de análises jurídicas sobre o Edital 05/2011, referente à PPP – Parceria Público Privada e sobre a Política Municipal de Gestão de Resíduos de Piracicaba;
- Passar a palavra à Prefeitura Municipal para que possa esclarecer à sociedade os pontos levantados nos Fóruns anteriores sobre o referido Edital e que ainda não foram respondidos de forma satisfatória.
O Edital da PPP de Resíduos envolve diferentes aspectos ambientais e de saúde pública, além de possuir um custo significativo para os cofres públicos (o mesmo prevê um contrato de 20 anos com um custo estimado de R$700 milhões de reais). Definições desta dimensão, com tantas e profundas implicações ambientais, econômicas e de saúde pública devem sempre ser tomadas com uma intensa participação dos diferentes setores da sociedade.
Programação
14h00 Abertura
Palestrantes
14h15 A Política Nacional de Resíduos Sólidos
Dra. Alexandra Facciolli Martins (3ª Promotora de Justiça de Santa Barbara D´Oeste)
14h40 Áreas Contaminadas
Dra. Mariana Camargo de Oliveira (Advogada, especialista e mestranda em direito ambiental pela UNIMEP)
15h05 Gestão de Resíduos Sólidos de Piracicaba
Dr. João Carlos Cabrelon de Oliveira (Juiz da 3ª Vara da Justiça Federal de Piracicaba)
15h30 Intervalo
15h50 Dr. Heloisa Maria Fontes Barreto (Procuradora da República)
16h05 Dr. Fábio Salem de Carvalho (Promotor de Justiça) – a confirmar
16h20 Sr. Barjas Negri (Prefeito de Piracicaba) – a confirmar
16h35 Sr. Francisco Rogério Vidal (Secretário de Meio Ambiente de Piracicaba)* - a confirmar
* O Secretário de Meio Ambiente, Sr. Rogério Vidal, está sendo convidado para o debate e para a apresentação de respostas para as questões elaboradas pelo Fóruns anteriores, consideradas ainda não respondidas pela Prefeitura de forma satisfatória e que constam nos Anexos deste email.
17h00 Debate público
18h00 Encaminhamentos
18h30 Encerramento
O 4º Fórum está sendo organizado pelas instituições USP Recicla, Imaflora, Coletivo Educador Piracicauá, Associação de Moradores do Parque 1o de Maio, Florespi, EEP, OCA - Laboratório de Educação e Política Ambiental e Iandé, com o apoio do COMDEMA e do Banco do Brasil.
Maiores informações: forumresiduospira@gmail.com , (19) 3429.4051, falar com Kelly (USP Recicla). As inscrições serão gratuitas e realizadas no dia e local do evento.
PARA SABER MAIS:
Consulte nos Anexos deste email o Histórico do Fórum “Gestão de Resíduos de Piracicaba”.
Consulte o Blog: http://forumresiduospira.wordpress.com/
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Divulgação Mini Cursos - formação continuada de educadores ambientais
A Resistência é Fértil!! Dias 7 e 8 de maio
domingo, 10 de abril de 2011
3º Fórum “Gestão de Resíduos de Piracicaba”
Convidamos a todos para participarem do 3º Fórum “Gestão de Resíduos de Piracicaba” que será realizado no dia 14.04 (quinta-feira), das 14h00 às 18h00, na ESALQ/USP (Sala D-07 do Departamento de Ciências Florestais). O objetivo do evento é elaborar um manifesto da sociedade civil, empresas e instituições públicas sobre as respostas da Prefeitura de Piracicaba à carta de sugestões elaborada no I e II Fóruns Gestão de Resíduos de Piracicaba ao Edital da PPP – Parceria Público Privada e ao Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Piracicaba.
Um Grupo de Trabalho formado pelas instituições organizadoras do Fórum irá preparar uma primeira versão do documento comparando a primeira carta enviada pelo Fórum ao poder público, as respostas da Prefeitura de Piracicaba e a nova versão do Edital da PPP.
O 3º Fórum é organizado pelas instituições USP Recicla, Imaflora, Pira21, Coletivo Educador Piracicauá, Florespi, EEP, UNIMEP, OCA - Laboratório de Educação e Política Ambi
ental e Iandé, com o apoio do COMDEMA e do Banco do Brasil.
Seguem anexas a resposta da Prefeitura Municipal e a carta de sugestões elaborada pelo “Fórum Gestão de Resíduos de Piracicaba” ao Edital da PPP e ao Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Piracicaba. A partir da leitura das mesmas é possível analisar quais sugestões foram ou não incorporadas ao novo Edital.
Maiores informações: forumresiduospira@gmail.com , (19) 3429.4051, falar com Kelly (USP Recicla). As inscrições serão gratuitas e realizadas no dia e local do evento.

Formação Continuada em Educação Ambiental

terça-feira, 5 de abril de 2011
SEMINÁRIO: BRASIL-ESPANHA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESAFIOS METODOLÓGICOS PARA A TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA E PERSPECTIVAS EDUCATIVAS
sábado, 19 de março de 2011
Feira de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar (Fetaf)
No evento serão expostas 31 tecnologias, entre ferramentas, processos e materiais adaptados para o uso na agricultura familiar, selecionadas dentre mais de 700 reunidas pela extinta Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater) junto a produtores e técnicos agrícolas de várias regiões do Brasil.
De acordo com os organizadores do evento, para selecionar as tecnologias apresentadas foram levados em conta critérios como praticidade, eficácia, exequibilidade, segurança, custo e aspectos ambientais.
Também serão apresentadas tecnologias de outros países, como um filtro de areia para a purificação de água utilizado no Senegal ou a adubação de hortas utilizando um galinheiro portátil, feito de bambu e arame, solução encontrada por pequenos agricultores da Jamaica.
Para a apresentação na feira, as tecnologias foram divididas nos eixos temáticos “Cotidiano”, “Meio Ambiente” e “Energia”. Os organizadores do evento também esperam fomentar a interatividade entre o pequeno produtor e a universidade.
A Fetaf será o primeiro evento realizado no Sítio Modelo, estrutura que a FCA vai utilizar para o ensino, pesquisa e extensão com enfoque em modelos de exploração sustentável voltados para a agricultura familiar.
O evento ocorrerá na área do Sítio Modelo da Fazenda Experimental Lageado, localizada na R. José Barbosa de Barros, nº 1780, em Botucatu (SP), das 10h às 16h, com entrada franca.
Mais informações: (14) 3811-7120